Os fatores mais importantes na escolha da cadeira de escritório

Alicia Barbara

Se trabalha em casa, já deve ter percebido a importância de ter uma boa cadeira de escritório. Este elemento fundamental de qualquer ambiente de trabalho pode promover ou prevenir disfunções músculo-esqueléticas e/ou tensões neuromusculares. Por outro lado, pode garantir um dia de trabalho confortável. Uma cadeira de escritório adequada deve ser escolhida segundo a sua fisionomia e segundo o seu espaço de trabalho. Por isso, se procura comprar uma cadeira na internet (ou mesmo numa loja física), continue a ler para aprender o que deve procurar (e evitar!) numa cadeira de escritório.

A cadeira deve permitir vários ajustes

A cadeira de escritório que decidir comprar deve permitir o ajuste da altura da mesma, em vários sentidos:

  • Deve permitir o ajuste para cima e para baixo do assento;
  • Deve permitir o ajuste da altura do suporte das costas, para cima e para baixo;
  • Deve permitir o ajuste para a frente e para trás do apoio das costas.

É importante realçar que o preço da cadeira de escritório não reflete, em geral, a sua qualidade. Grande parte das cadeiras mais dispendiosas no mercado apresentam um alinhamento bastante fraco da coluna.

Os materiais podem afetar a qualidade da cadeira

Em termos de composição, os dois principais tipos de cadeiras são as de tecido e as almofadas. As cadeiras de tecido são respiráveis e mais flexíveis, o que significa que se podem adaptar à forma do seu corpo até um certo ponto. Tendem a enrolar e muitas vêm com apoios lombares incorporados, pelo que são provavelmente mais adequadas se trabalha durante todo o dia ao computador.

As cadeiras almofadadas são estofadas em vez de malha e podem ser mais confortáveis para se acomodar durante longos períodos de tempo. Tendem a ser mais baratas — exceto as cadeiras estofadas em pele, por exemplo, que têm uma melhor durabilidade. Esta cadeira da Songmics é fabricada com couro sintético e oferece uma boa relação qualidade/preço.

Será que precisa de uma cadeira ergonómica?

O termo «ergonómico» refere-se ao melhoramento científico das condições de trabalho, e muitas cadeiras possuem características distintivas ancoradas na investigação fisiológica. Por exemplo, uma cadeira de escritório com apoio para a cabeça pode ajudar a reduzir o stress no pescoço e nos ombros. Outras dividem as costas da cadeira em várias partes, de modo a que a parte superior e inferior das costas recebam diferentes tipos de apoio. Se tiver preocupações médicas específicas ou simplesmente quiser mais apoio do que uma cadeira normal pode oferecer, vale a pena considerar estas opções ergonómicas de cadeira de escritório.

Considere se precisa de rodinhas... ou não

As cadeiras de escritório com rodas oferecem uma comodidade valiosa, quer se movimente à volta da sua própria secretária, quer se desloque para consultar algo na mesma divisão. Além disso, muitas cadeiras de escritório giratórias permitem-lhe rodar no seu assento, mudando a direção para a qual está virado. Quando não quer mover-se desta forma, costuma ser possível «bloquear» o seu assento no lugar para manter a estabilidade.

A principal consideração aqui é a qualidade: as partes móveis na sua cadeira são suficientemente resistentes para sobreviverem à utilização diária? Rodas ou rodinhas partidas podem revelar-se frustrantes, tal como uma cadeira que se movimenta constantemente quando se prefere ficar num só lugar. Para avaliar a durabilidade das cadeiras que está a considerar, pode ser útil ler as avaliações dos clientes que são deixadas no site onde comprar a sua cadeira.

Não se esqueça de verificar as dimensões do assento

É evidente que precisa de uma cadeira suficientemente grande para acomodar o seu corpo. Se escolher uma cadeira que seja demasiado estreita, poderá sentir-se apertado. Por outro lado, um assento demasiado espaçoso também não é o ideal. Uma cadeira muito profunda pode fazer com que algumas pessoas se inclinem para a frente, enquanto uma cadeira demasiado larga pode tornar desconfortável a utilização dos apoios de braços da sua cadeira.

Para encontrar um meio termo favorável, terá de verificar o comprimento e largura do assento de qualquer cadeira que considere.

Depois de comprada, deve ajustar a cadeira

Lembre-se de que mesmo com uma cadeira de escritório adequada, deve sempre ajustá-la ao seu corpo e  ao ambiente de trabalho:

Altura do assento da cadeira

Ajuste a altura da cadeira, para que os seus cotovelos façam um ângulo de 90º ao digitar no teclado do computador (ou ao repousar os antebraços na secretária). Em geral, é preferível não usar apoios para os antebraços, e permitir o seu movimento livre.

Por outro lado, os pés devem ficar completamente apoiados no chão, com as coxas numa posição horizontal e paralela ao chão. Isto pode ser especialmente difícil para pessoas mais baixas — devem recorrer a um apoio para os pés (pode improvisar com uma caixa ou um bloco de livros, por exemplo);

Apoio lombar

Se a sua cadeira não possui apoio lombar — ou se possui, mas este não é suficiente para si —, poderá apoiar a coluna com uma pequena almofada ou rolo. Basta garantir que o apoio não é demasiado pronunciado, a fim de evitar a promoção de uma lordose lombar exagerada.

Não se esqueça da garantia — sim, a garantia!

Geralmente, associamos as garantias aos produtos eletrónicos, mas as cadeiras de escritório também passam por vários anos de desgaste. Por isso, certifique-se de que a cadeira escolhida vem com uma boa garantia. Também poderá querer verificar onde é fabricada (quanto mais perto de casa melhor!), quão sustentável ela é, e eventuais certificações que possa ter.